Colégio Serrano Guardia

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Ensino Médio 3º Ano - Informática III

Objetivo da disciplina:
Capacitar o aluno no desenvolvimento editorial eletrônico, ou seja, na criação, edição, diagramação, visualização e publicação de livros, revistas e jornais, tanto em versão impressa quanto em versão digital (para serem acessados em dispositivos como computadores, smartphones e tablets). A disciplina também visa qualificar o aluno no desenvolvimento de Ilustrações e gráficos com qualidade profissional, como capas de livros e revistas, ilustrações, logotipos, ícones e tipografia. Como ilustrador, o aluno poderá estender suas novas habilidades ao desenvolvimento de embalagens de produtos, cartazes, outdoors, folhetos, folders, flyers, cartões, convites, entre outros.
Principal aplicativo de apoio:
• ILLUSTRATOR: software profissional que permite desenvolver projetos artísticos de ilustração vetorial.
• INDESIGN: software destinado ao desenvolvimento editorial eletrônico, ou seja, voltado para o design e leiaute de páginas para publicação impressa e digital.
Conteúdo programático resumido:
ILLUSTRATOR
• Introdução ao aplicativo: finalidade e principais recursos;
• Organização da área de trabalho e suas ferramentas;
• Modificação da interface do programa;
• Utilização de modelos de arquivos;
• Criação e edição de desenho;
• Isolamento de objetos;
• Duplicação de objetos;
• Agrupamento de objetos;
• Máscara de recorte;
• Aplicação de cor ao contorno e ao preenchimento dos objetos;
• Utilização de camadas;
• Inserção e edição de texto;
• Revisão ortográfica;
• Inserção e formatação de símbolos e gráficos;
• Importação de imagens;
• Conversão de bitmap em vetor;
• Conversão de vetor em bitmap;
• Aplicação de efeitos;
• Criação de objetos 3D e em perspectiva;
• Impressão de arquivos;
• Criação de pdf.
INDESIGN
• Introdução ao aplicativo: finalidade e principais recursos;
• Organização da área de trabalho: os painéis do software;
• Configuração de predefinições para um documento;
• Recuperação automática de arquivo;
• Utilização de páginas-mestre;
• Utilização do ponto zero;
• Inserção, formatação e fluxo de texto;
• Ancoragem de objetos;
• Inserção de notas de rodapé;
• Criação e aplicação de estilos para texto;
• Verificação ortográfica;
• Definição de tabulação;
• Inserção e formatação de tabelas;
• Ferramentas de desenho;
• Aplicação de cores;
• Inserção e manipulação de imagens;
• Biblioteca de objetos;
• Inserção de hiperlink;
• Efeitos de transição de páginas;
• Exportação para o formato .swf;
• Criação de arquivos de livro;
• Criação de índice automático;
• Criação de arquivos pdf;
• Incorporação e substituição de fontes;
• Documentos xml, entre outros.
Clique aqui para ver o conteúdo programático completo.
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