Filosofia

O Colégio Serrano Guardia tem enorme satisfação em receber a todos aqueles que acreditam em seu trabalho, confiando-lhe a educação de seus filhos.

A instituição foi fundada com base na premissa de que a educação é multifacetada: é dar uma formação integral ao aluno, desenvolvendo todo o seu potencial como ser humano; é dar-lhe uma formação crítica; é incentivá-lo a conviver pacificamente, respeitando as diferenças de raças e cultura de cada um. É, enfim, um processo de preparação para o convívio social.

Face um mundo de rápidas transformações, que exige a necessidade de aprendizagem permanente, o colégio incentiva o desenvolvimento de valores como o trabalho, o respeito e a honestidade, visando a construção de uma sociedade justa e fraterna. Assim, os conhecimentos são especialmente selecionados e contextualizados para que se tornem instrumentos visando não apenas o mercado de trabalho, mas, especialmente, a formação da cidadania.

O domínio da leitura, a capacidade de interpretar informações, a análise das causas e das consequências de nossas ações em relação à sociedade e ao meio ambiente, a meditação acerca de nossos atos no presente e no passado, o conhecimento dos povos que habitam o nosso planeta, seus hábitos e costumes, suas formas de vida social e econômica, são exemplos de fatores comportamentais e saberes que contribuem na escolha do caminho para a construção de um mundo melhor.

A capacidade para solucionar os problemas que surgem a todo momento, tanto na vida pessoal como na profissional, a de desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade, são competências também fundamentais, já que as atividades tarefeiras estão se modificando, em função das transformações experimentadas pelo mercado de trabalho. A capacidade de trabalhar em equipe é essencial, pois todo trabalho é executado coletivamente.

Concluindo, o colégio busca, ainda, trazer para a sala de aula, tanto quanto possível, o mundo real. Neste contexto, de nada adianta memorizar conhecimentos para a realização de avaliações e, depois, simplesmente esquecê-los. Acreditamos que é mais apropriado saber como aplicá-los em situações reais no mundo em que vivemos.