Proposta Pedagógica

O Colégio Serrano Guardia tem sua proposta pedagógica norteada pelas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, objetivando a construção de determinadas competências e habilidades. Busca viabilizar seu intento através de diversos pontos, dentre os quais:

1. O respeito à individualidade:
O Colégio Serrano Guardia procura valorizar a capacidade intelectual, social e emocional de cada um de seus alunos, explorando ao máximo suas qualidades e potenciais individuais. Busca oferecer, sempre, tratamento individualizado, onde seus limites e personalidade sejam respeitadas.

2. O respeito aos seguintes referenciais:
I. Estimular, aprimorar o processo ensino-aprendizagem e descobrir outras aptidões do aluno.
II. Respeitar o ritmo de aprendizagem do aluno.
III. Utilizar metodologia que facilite a aprendizagem do aluno.
IV. Incentivar o aluno a ter uma postura ativa, em relação à metodologia trabalhada na escola.
V. Diminuir a retenção ao máximo, através de um processo contínuo de recuperação.
VI. Desenvolver, no aluno, o hábito da leitura.

3. Para o cumprimento das metas, além da estrutura física, faz parte do programa de educação:
I. Apoio pedagógico e psicológico: os alunos são acompanhados por coordenadores pedagógicos e psicólogos, a fim de trabalhar o aspecto sócio-emocional do aluno. Dificuldades eventualmente identificadas são compartilhadas com os pais, buscando-se orientá-los no processo de superação de tais dificuldades.
II. Acompanhamento de tarefas: o aluno é observado e avaliado continuamente por por intermédio de suas tarefas. Além do retorno aos pais e ao aluno, os professores são também orientados, pela Coordenação Pedagógica e pelo profissional de psicologia, acerca de como trabalhar com aqueles alunos com dificuldades no aprendizado.
III. Acompanhamento da vida escolar: além do atendimento presencial e das reuniões entre pais e mestres, o site do colégio, na Internet, oferece ferramentas para o acompanhamento diário das notas, frequência e comportamento do aluno. Além disso, o site é constantemente atualizado com comunicados, calendário de avaliações, divulgação de eventos (atividades extraclasse, reunião de pais) e informações de interesse da comunidade escolar.
IV. Avaliação continuada: para acompanhar a aprendizagem, os alunos são avaliados de forma contínua. Estas avaliações têm como objetivo diagnosticar as dificuldades de aprendizagem, fornecendo importantes subsídios aos professores, para que trabalhem o processo de recuperação contínua. Ainda assim, se persistirem os problemas de aprendizagem, será promovida a recuperação paralela, em outro período e, se for necessário, uma recuperação intensiva ao final de cada semestre letivo.
V. Tecnologia educacional: para facilitar a aprendizagem dos alunos, as aulas são amparadas por recursos como projetores multimídia e diversos laboratórios especializados (compreendendo os campos da informática, da física, química e biologia). Após as aulas, a aprendizagem continua na Internet, com o Ambiente Virtual de Aprendizagem e o Portal Educacional.
VI. Atividades extraclasse: possibilitam ao aluno vivenciar, fora da escola, os assuntos desenvolvidos em sala de aula.
VII. Feira cultural: evento anual multidisciplinar no qual os alunos poderão demonstrar diversas aptidões, incluindo artes em geral, dança e música, visando desenvolver sua criatividade e trabalho em grupo.