Ensino Médio 3º Ano - Informática III |
Objetivo da disciplina: |
Capacitar o aluno no desenvolvimento editorial eletrônico, ou seja, na criação, edição, diagramação, visualização e publicação de livros, revistas e jornais, tanto em versão impressa quanto em versão digital (para serem acessados em dispositivos como computadores, smartphones e tablets). A disciplina também visa qualificar o aluno no desenvolvimento de Ilustrações e gráficos com qualidade profissional, como capas de livros e revistas, ilustrações, logotipos, ícones e tipografia. Como ilustrador, o aluno poderá estender suas novas habilidades ao desenvolvimento de embalagens de produtos, cartazes, outdoors, folhetos, folders, flyers, cartões, convites, entre outros. |
Principal aplicativo de apoio: |
• ILLUSTRATOR: software profissional que permite desenvolver projetos artísticos de ilustração vetorial. • INDESIGN: software destinado ao desenvolvimento editorial eletrônico, ou seja, voltado para o design e leiaute de páginas para publicação impressa e digital. |
Conteúdo programático resumido: |
ILLUSTRATOR |
• Introdução ao aplicativo: finalidade e principais recursos; • Organização da área de trabalho e suas ferramentas; • Modificação da interface do programa; • Utilização de modelos de arquivos; • Criação e edição de desenho; • Isolamento de objetos; • Duplicação de objetos; • Agrupamento de objetos; • Máscara de recorte; • Aplicação de cor ao contorno e ao preenchimento dos objetos; • Utilização de camadas; • Inserção e edição de texto; • Revisão ortográfica; • Inserção e formatação de símbolos e gráficos; • Importação de imagens; • Conversão de bitmap em vetor; • Conversão de vetor em bitmap; • Aplicação de efeitos; • Criação de objetos 3D e em perspectiva; • Impressão de arquivos; • Criação de pdf. |
INDESIGN |
• Introdução ao aplicativo: finalidade e principais recursos; • Organização da área de trabalho: os painéis do software; • Configuração de predefinições para um documento; • Recuperação automática de arquivo; • Utilização de páginas-mestre; • Utilização do ponto zero; • Inserção, formatação e fluxo de texto; • Ancoragem de objetos; • Inserção de notas de rodapé; • Criação e aplicação de estilos para texto; • Verificação ortográfica; • Definição de tabulação; • Inserção e formatação de tabelas; • Ferramentas de desenho; • Aplicação de cores; • Inserção e manipulação de imagens; • Biblioteca de objetos; • Inserção de hiperlink; • Efeitos de transição de páginas; • Exportação para o formato .swf; • Criação de arquivos de livro; • Criação de índice automático; • Criação de arquivos pdf; • Incorporação e substituição de fontes; • Documentos xml, entre outros. |
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